quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Encontros preparatórios ditam o ritmo do CAB+10!!


Tanto em Foz do Iguaçu quanto em Toledo, os participantes avaliaram as conquistas obtidas com os projetos, mas principalmente traçaram metas para os próximos dez anos. Próximo pré-encontro do Cultivando Água Boa será em Marechal Rondon, no dia 6 de novembro.

Foto de Nilton Rolin.
Mais de 400 pessoas, entre parceiros, gestores e coordenadores dos comitês gestores que atuam nos diversos programas do Cultivando Água Boa (CAB) estiveram reunidos no dia 30, em Foz do Iguaçu e 31, em Toledo, para uma missão em comum: avaliar as conquistas de 2003 a 2012 e construir propostas para os próximos dez anos. Os dois primeiros encontros reuniram representantes de 18 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3).
No dia 6 de novembro, o encontro preparatório para o Encontro Cultivando Água Boa+10: o Caminho Adiante será em Marechal Cândido Rondon, ocasião que deverá reunir mais de 250 pessoas, de 11 municípios da região do entorno.
Para Dayane Crystina Macagnan, bióloga, que atua como assistente na Secretaria de Infraestrutura Rural do município de Toledo, a oportunidade de poder participar, avaliar e traçar novas metas para o incremento do CAB é a prova de que o programa se transformou em um grande movimento regional participativo. “O Cultivando Água Boa deixou de ser apenas da Itaipu para se tornar algo nosso. Fazemos parte desta evolução e estamos juntos nesta caminhada adiante”, ressaltou a bióloga.
O diretor de Coordenação e Meio Ambiente da binacional, Nelton Friedrich está acompanhando de perto os encontros preparatórios e reforçou nas duas reuniões preparatórias que aconteceram em Foz do Iguaçu e Toledo que o CAB se faz pelo envolvimento comunitário que não apenas executa as ações, mas que também decide o que há de ser feito. “No entanto, essa reflexão/ação contribui para um extraordinário momento de comprometimento das pessoas. Elas se encontram e formam grandes coletivos e ao mesmo tempo as coisas acontecem”.
Friedrich salientou a importância do grande encontro anual, sendo o momento em que todos se encontram para planejar ações, executar, mas também avaliar os resultados, corrigir algumas ações e principalmente aprimorar. “São dez anos de construção conjunta de uma bela história de desenvolvimento socioambiental em nossa região e os dez anos à frente significarão, por certo, uma nova década em que vamos aumentar as nossas metas, mas ao mesmo tempo mostrar que o realizado já é um atestado do quanto estamos no caminho certo e devemos seguir no caminho adiante”.
Nos dois pré-CAB já realizados o diretor fez uma retrospectiva das ações e dos resultados de cada projeto, falou da participação ativa de Itaipu na Conferência Rio+20 e do Programa Cidades Sustentáveis.
O engenheiro agrônomo responsável pela área de projetos da Diretoria de Coordenação e Meio Ambiente, João José Passini, abordou a parceria do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) com os municípios da BP3, que envolvem as ações de saneamento regional, arranjos produtivos e modernização da gestão pública; Copa 2014 – Orgânica e Sustentável e o andamento da implantação do Mercado Municipal de Foz do Iguaçu.
Na parte da tarde, o público foi dividido por programas em que atuam com o objetivo de dialogar sobre as atividades desenvolvidas e as principais conquistas, elaboração de novas propostas, além de expressarem o sentimento quanto à participação nesses dez anos de programa.
As atividades foram coordenadas pelo gerente do Departamento de Interação Regional, Gilmar Secco, com apoio dos demais funcionários.

CAB+10

O Encontro Cultivando Água Boa: o Caminho Adiante será realizado nos dias 22 e 23 de novembro, em Foz do Iguaçu.
O evento realizado pela Itaipu Binacional, conta com o patrocínio da Agência Nacional de Águas (ANA), Eletrobras, Caixa Econômica Federal, Companhia Paranaense de Energia (Copel), Santander, governo federal por meio dos ministérios do Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente e Minas e Energia, além do apoio de inúmeras instituições parceiras.
Mais de 2.500 pessoas estão sendo esperadas para o evento que, este ano, comemora dez anos de programa e projeta novos desafios para a próxima década. As inscrições estão abertas no site www.cultivandoaguaboa.com.br.

___________________
Ciliany Perdoná
Assessoria de Comunicação
Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu
(45) 9910 4466

Até a próxima!!
Franciel L. Schweig

Nenhum comentário:

Postar um comentário