quinta-feira, 8 de agosto de 2013

SUPER INTERESSANTE!!

Educação ambiental será incluída em disciplinas das escolas paranaenses
Política de educação ambiental será implantada no Estado a partir do ano que vem e será permanente em todas as fases do ensino
ImprimircorrigircomentarEnviar
inShare


Divulgação/Sxc
Foto: Divulgação/Sxc
Mais de quatro mil escolas devem adicionar a educação ambiental no currículo do ano que vem
A educação ambiental como tema transversal em disciplinas deve ser incluída na grade curricular das escolas paranaenses a partir do ano que vem. Quando as escolas da rede pública e particular se reunirem, no começo de 2014, para oficializar seus programas anuais, o tema deverá estar inserido em todos os conteúdos.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, explica que de acordo com a Lei 17.505/2013 que cria a Política Estadual de Educação Ambiental e o Sistema Estadual de Educação Ambiental no Paraná, as escolas deverão incluir no seu projeto pedagógico o documento que contém as diretrizes e normas da proposta, sem necessariamente criar uma disciplina específica para a educação ambiental.

O coordenador das promotorias de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, Saint Clair Honorato dos Santos, afirma que a política de educação ambiental será permanente em todas as fases do ensino e terá eixos estruturantes.

– Vários temas serão abordados pelas escolas, mas o eixo estruturante deverá abordar o tratamento dos resíduos, a contaminação por venenos e estudo e preservação das bacias hidrográficas da região onde cada escola esta inserida – afirmou Saint Clair.

O Paraná conta com 2,7 mil escolas na rede pública de ensino e outras 2 mil escolas particulares registradas na base do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinep-PR), que abrange 211 municípios. Para a conselheira e representante do Conselho Estadual de Educação, professora Maria Arlete Rosa, o modelo de regulamentação da lei de educação ambiental do Paraná servirá de modelo para o país.

– São oito anos de discussão e estudos para chegarmos às diretrizes que vão orientar a aplicação da lei. O governo do Paraná inova e cria uma política pública de educação ambiental com a participação de todos os segmentos envolvidos.

RURALBR, COM INFORMAÇÕES DO GOVERNO DO PARANÁ



Até a próxima!
Franciel L. Schweig

Nenhum comentário:

Postar um comentário