terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Produtores da agricultura familiar já podem se cadastrar no PAA!!



"Fico muito feliz quando vejo que os investimentos do Governo Federal estão realmente chegando até os pequenos agricultores, que precisam de incentivo para desenvolvimento de sua produção", afirma o deputado federal Zeca Dirceu. Isso porque as associações de produtores da agricultura familiar que desejarem participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), já podem enviar as suas propostas para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O PAA, programa do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), realiza compras de produtos oriundos da agricultura familiar, sem licitação.
 
Para participar, o agricultor deve estar enquadrado no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e estar organizado em cooperativas ou associações. O limite para a venda nesta modalidade é de R$ 4.800 mil. É recomendável que as propostas sejam apresentadas até o dia 15 de novembro de 2013.
 
O valor correspondente à primeira parcela de 2013 é de R$ 144 milhões. O recurso beneficiará mais de 27 mil agricultores. Estima-se que até 2015, o termo de cooperação entre a Conab e o MDS beneficie mais de 500 mil famílias rurais.
 
Programa de Aquisição de Alimentos
 
O PAA, como é conhecido, é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando a valorização da produção.
 
São objetivos do PAA promover o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos, inclusive abrangendo a alimentação escolar; constituir estoques públicos produzidos por agricultores familiares; promover e valorizar a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos e incentivar hábitos alimentares saudáveis; além de estimular o associativismo e o cooperativismo, destacando o aspecto virtuoso do programa.
 
Até a próxima!
Franciel Luiz Schweig

Nenhum comentário:

Postar um comentário